Design sem nome (2)

Vitória inicia oferta inédita de tomografia e ressonância magnética

A Prefeitura de Vitória vem ampliando cada vez mais o acesso do cidadão aos serviços de saúde. De forma inédita, o município iniciou, no sábado (29), a oferta de exames de alta complexidade (tomografia computadorizada e ressonância magnética), que hoje são ofertados somente pelo Estado.

“Isso é inédito em nosso município. Estamos dando mais um passo importante e cuidando das pessoas, com saúde pública de qualidade. Nós temos mais de 15.000 munícipes de Vitória nessa fila, aguardando por mais de dois anos para realizar esses exames. Queremos garantir celeridade no atendimento, mais acesso e qualidade de vida aos nossos moradores”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

A alta complexidade é um conjunto de procedimentos que, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), envolve alta tecnologia e alto custo, com o objetivo de promover à população acesso a serviços qualificados.

Uma das primeiras pacientes a realizar o exame de ressonância magnética foi a dona de casa Valdinete de Oliveira Pratis, atendida na Unidade de Saúde de Jesus de Nazareth.

“Estou muito satisfeita e realizada. A marcação do exame foi muito rápida.  Realizar este exame foi uma bênção e me sinto muito privilegiada em fazer este exame no sábado, porque durante a semana fica mais complicado”, disse.

Durante o ano, serão disponibilizados 8.944 exames de ressonância magnética e 6.322 exames de tomografia computadorizada.

Para ser atendido, o morador de Vitória deve ir até a Unidade de Saúde, onde será avaliado pelo profissional. Após a consulta, se houver necessidade do exame, o paciente será encaminhado para a realização do procedimento.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Jucilene Borges \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Elizabeth Nader \\ Divulgação)