Design sem nome (1)

Vila Velha promove campanha permanente de adoção de animais

De acordo com especialistas da área de saúde mental, animais de estimação são importantes para o bem-estar emocional e ajudam a manter a normalidade e a rotina das pessoas. Estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) apontam que a convivência com animais de estimação pode reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de ajudar no combate à solidão e à depressão.

Os animais são seres vivos, não objetos ou brinquedos, e, por isso, não podem ser descartados ou tratados de forma inadequada. Em Vila Velha, o Bem-Estar Animal (BEA) é o órgão  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente responsável por todas as questões relacionadas a maus-tratos e resgate de animais. A missão do BEA é promover uma convivência harmoniosa entre humanos, animais e o meio ambiente.

A Prefeitura de Vila Velha mantém uma campanha permanente de adoção de cães e gatos. No site do BEA, é possível encontrar animais disponíveis para adoção, quando os interessados passam por uma triagem para confirmação dos requisitos necessários para adoção.

Para conhecer os animais disponíveis para adoção e obter mais informações sobre o processo, visite o site oficial do Bem Estar Animal a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha clicando Aqui ou no site https://www.vilavelha.es.gov.br/adocaodeanimais/

Diversos animais, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção. Todos foram castrados, vermifugados, vacinados e estão aptos ao convívio doméstico. Esses animais foram recolhidos em situações de doença, atropelamento ou maus-tratos e passaram por um período de observação e atendimento veterinário.

Eventos

O BEA de Vila Velha já realizou 20 eventos de adoção, nesta atual gestão. O último evento ocorreu no sábado, 22 de junho, na Prainha, com temática de festa junina. Dez animais, entre cães e gatos, foram adotados e agora possuem um novo lar.
Esses animais resgatados pela Prefeitura, em condições de sofrimento ou maus-tratos, receberam cuidados veterinários e atenção necessária para sua recuperação.

Adoção Responsável

A adoção responsável é fundamental para garantir o bem-estar dos animais e a harmonia no convívio doméstico. Adotar um animal implica em compromissos financeiros, emocionais e de tempo. Os adotantes devem estar cientes de que os animais necessitam de cuidados veterinários regulares, alimentação adequada, tempo para brincadeiras e socialização.

O Secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel, destacou a importância da adoção responsável. “Adotar um animal é assumir um compromisso duradouro. É essencial que os novos tutores estejam preparados para oferecer todos os cuidados necessários, proporcionando um ambiente seguro e amoroso para o pet”, explicou.

Para denúncias de maus-tratos ou solicitações de resgate de animais em sofrimento, a pessoa deve entrar em contato com a ouvidoria municipal pelo telefone 162.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Rodrigo Elias \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Fabricio Lima \\ Divulgação)