Design sem nome (3)

Vila Velha: Prefeitura inaugura escola para 448 crianças de São Conrado

Na manhã desta sexta-feira (21/06), um grande evento marcou a inauguração da Umei Professora Geralda Lúcia Barbosa Magevski (“Tia Lucinha”), em São Conrado. A solenidade contou com a presença de autoridades e moradores do bairro e adjacências, como Ulisses Guimarães e 23 de Maio, comunidades que também serão atendidas pela unidade de ensino.

O clima foi de entusiasmo e muita diversão para as crianças, com brinquedos infláveis, recreação com malabares, pipoca e guloseimas. A inauguração contou a participação da Banda da Umef Prefeito Vasco Alves, de Jabaeté.

A Umei Tia Lucinha atenderá 448 crianças, na faixa de 2 e 3 anos, contemplando 10 turmas em cada turno (matutino e vespertino). Em um espaço total de 3.761 m², o equipamento dispõe de dois blocos, 10 salas de aula e uma multiuso, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), dois parquinhos, banheiros acessíveis, dentre outros espaços, somando uma área construída de 1.519 m².

A estrutura conta ainda com 26 professores (sendo 20 regentes e seis de áreas específicas, como Educação Física e Artes) e 15 assistentes de apoio. Os pais ou responsáveis interessados ainda podem pleitear uma vaga efetuando o cadastro de forma presencial na secretaria escolar da própria unidade, na Rua Clementino Soares Filho, de esquina com a Rua Oiti.

Em dezembro de 2021, a Prefeitura inaugurou também a Umei Diretora BelyCarlla, localizada em São Conrado, que atende hoje 460 alunos da região. Ao entregar agora a 16ª escola da gestão, o prefeito Arnaldinho Borgo falou sobre cuidado com as pessoas, aproximar a gestão pública de quem mais precisa e o poder de transformação que a educação possui.

“Não existe um lugar na cidade que não tenha nosso cuidado, nossa atenção e a dedicação que estamos empregando para transformar a vida das pessoas. O povo de Vila Velha é batalhador, ordeiro, mas precisava de oportunidades, de dignidade. Aqui tem o que há de melhor, infraestrutura e profissionais que vão acolher, educar e humanizar a nossa relação com as pessoas. Aqui dentro terá a educação que acreditamos ser o fator de transformação, mas terá cuidado, carinho, amor e dedicação com as famílias”, explicou o prefeito.

A secretária de Educação da Prefeitura de Vila Velha, Tatiana de Castro Nogueira, frisou o papel de creches e pré-escolas no estímulo para a construção de aprendizados e para a aquisição de habilidades que vão auxiliar e impactar, posteriormente, na alfabetização na idade certa.

“Precisamos destacar a valorização que o município vem promovendo na Educação Infantil, com novas creches e ampliação de vagas, inclusive praticamente zerando a fila de espera na região para as faixas de 2 e 3 anos. Esses primeiros anos da infância são fundamentais para o desenvolvimento das crianças nos diversos aspectos, cognitivo, emocional, social e físico. Com toda essa estrutura que as nossas unidades de Educação Infantil oferecem, esse desenvolvimento é sem dúvidas potencializado”, afirmou.

Elvelange Aparecida Martins é agente comunitária de Saúde e seu filho, de 3 anos, já está com a vaga garantida na unidade de ensino. “Sou moradora do bairro há 16 anos, e essa inauguração é a realização de um sonho. Tenho outros dois filhos, mais velhos, que estudaram na rede municipal há muitos anos e nós vemos que a realidade da Educação é outra. Antes as famílias esperavam vaga por anos e era muito difícil conseguir. Sem contar que agora está tudo novinho, estrutura impecável”, disse.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Laiz Fidalgo \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Edie Hallen \\ Divulgação)