53493_29022024_900x500

Vila Velha: Prefeitura autoriza obras de duas novas quadras de escola nesta semana

Nesta semana, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou, em parceria com o governo do Estado, duas ordens de serviço para a construção de novas quadras escolares completas, com cobertura. As unidades beneficiadas serão a UMEF Prof. Aylton de Almeida, localizada em Terra Vermelha, e a UMEF Prof. Zaluar Dias, em Guaranhuns. Com prazo de execução de seis meses, as obras devem iniciar em março e somam mais de 2,4 milhões de investimentos

Na quarta-feira (28), a assinatura aconteceu na escola em Terra Vermelha, onde o novo espaço beneficiará cerca de 900 alunos da unidade, que atende do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A área de construção é de 758,60 m². Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou os investimentos recebidos pela região da Grande Terra Vermelha.

“Nós estamos trazendo obras que estão ordenando e urbanizando a nossa querida Região 5, que ficou tanto tempo privada dos investimentos que merecia e precisava. Hoje temos investido aqui nas diversas áreas, não somente na Educação. A sonhada Vila Velha do futuro trabalha pelo desenvolvimento de toda a cidade, sem fazer diferença entre regiões, derrubando muros e construindo pontes”, afirmou.

A diretora da UMEF Aylton de Almeida, Fátima Vendramine, agradeceu a toda da Prefeitura de Vila Velha e da Secretaria Municipal de Educação pelas transformações na realidade da escola.
“Quando eu assumi a direção, cheguei numa unidade onde a rua não tinha asfalto, luz. Em seis meses, a prefeitura deu dignidade para os meus alunos adentrarem na escola. E agora, com três anos, fez o que há mais de 20 anos se esperava na comunidade, realizando um grande sonho de toda a uma equipe, que trabalhava exposta ao sol, sem qualidade nas aulas de Educação Física”, disse, emocionada, a diretora.

Já na quinta-feira (29), foi a vez de a UMEF Professora Zaluar Dias, em Guaranhuns, receber a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra coberta de 366,43 m². A unidade atende atualmente 250 alunos do 1º ao 5º ano.

Diretora da UMEF Prof. Zaluar Dias há mais de 15 anos, Ana Lúcia Zanotelli também exaltou as benfeitorias anunciadas. “Nossa escola é uma referência em índices educacionais e de aprendizagem, mas tínhamos essa limitação no espaço físico, por não dispor de uma quadra. Esse era um grande anseio nosso, e agora poderemos investir em projetos esportivos e contribuir ainda mais para a transformação da realidade dos nossos alunos e da comunidade do entorno. Batalhamos muito por esse espaço, que, finalmente, nesta gestão, está sendo concretizado”, comemorou.

A UMEF Prof. Aylton de Almeida e a UMEF Prof. Zaluar Dias estão entre as 12 escolas da rede municipal que vão receber a liberação para a construção de quadras poliesportiva cobertas ainda neste ano. Serão mais de 14 milhões investidos e um total de 8 mil alunos beneficiados.

Parte dos recursos para a viabilização das obras são provenientes de convênio da Prefeitura de Vila Velha com o Governo do Estado, por meio do programa Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FUNPAES).

Escolas que receberão novas quadras:

UMEF Zaluar Dias, em Guaranhuns
UMEF General Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello (antiga UMEF Ilha da Jussara), em Ulisses Guimarães
UMEI Maria Emelina Barcellos Silveira, na Barra do Jucu
UMEF Marina Barcellos, em Araçás
UMEF Mario Casanova, em Ilha da Conceição
UMEF Raymunda de Mendonça, em Santa Mônica
UMEF Aly da Silva, em Ponta da Fruta
UMEF Prof. Aylton de Almeida, em Terra Vermelha
UMEF Rubem Braga, em Boa Vista
UMEI Ana Maria Fontes Lyra, em Balneário Ponta da Fruta
UMEF Darcy Ribeiro, em Morada da Barra
UMEF Paulo César Vinha, em Terra Vermelha

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Laiz Fidalgo)

(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)