49451_10022022_900x500

Vila Velha: Museu celebra legado de Homero Massena com programação especial

O Museu Homero Massena, localizado na Prainha de Vila Velha, preparou uma programação especial para celebrar a vida do artista, que completaria 139 anos se estivesse vivo. O evento acontecerá na segunda-feira (04/03), das 8h30 às 17h30, com entrada gratuita.

A jornada começa às 8h30 com a abertura do museu, seguida de uma visita mediada para o público infantil às 9h. Esta visita será uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre a vida e obra de Massena, um dos artistas plásticos mais importantes do país. A ação será finalizada com uma atividade de pintura.

À tarde, às 14h, será a vez do público adulto participar de uma visita mediada, que também terminará com a mesma atividade de pintura. Um dos pontos altos do dia será às 15h, com a roda de conversa com Kleber Galveas, amigo e aluno de Homero.

Galveas é uma figura proeminente no cenário artístico capixaba, tendo frequentado o Ateliê de Massena desde 1962 e seguido o mestre até sua morte em 1974. Além de organizar uma retrospectiva em homenagem ao seu mestre, desempenhou um papel crucial na fundação do museu dedicado ao artista e na promoção da arte e da cultura capixaba através de suas exposições e publicações.

Durante todo o dia, os visitantes terão a oportunidade de apreciar uma exposição de obra inédita do artista local Guilherme Merçon, intitulada Alto do Moreno. Merçon é conhecido por sua sensibilidade única para capturar as paisagens e pessoas, com um olhar atento para os detalhes muitas vezes despercebidos.

Sobre Massena

Homero Massena, nascido em Barbacena, Minas Gerais, em 1885, foi uma figura central no cenário artístico do Espírito Santo, tendo sido convidado para dirigir a Escola de Belas Artes capixaba. Residiu em Vila Velha por 23 anos, onde sua casa foi posteriormente transformada no museu que hoje leva seu nome.

Confira a programação do evento:

8h30 – Abertura do Museu

9h – Visita mediada para o público infantil, após a visita, atividade de pintura “Presente para Massena”.

14h – Visita mediada para o público adulto seguida de atividade de pintura “Presente para Massena”.

15h – Roda de Conversa com Kleber Galveas, amigo e aluno de Homero Massena.

Dia inteiro: Exposição de obra inédita do artista local Guilherme Merçon, intitulada Alto do Moreno.

17h30 – Fechamento do Museu

Serviço:

Homenagem a Homero Massena – 139 anos se estivesse vivo
Segunda-feira (4), 8h30 às 17h30
Museu Homero Massena – Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\  Luiz Eduardo Neves)

(FT.\CRÉD.: Adessandro Reis \\ Divulgação)