Design sem nome (3)

Serra: PCES prende suspeito de latrocínio de catador de materiais recicláveis na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), prendeu um homem de 43 anos autor confesso do latrocínio do catador de materiais recicláveis, Waltemir José Salzman, de 62 anos. O crime ocorreu no dia 11 de julho, quando a vítima foi brutalmente assassinada durante um assalto em sua residência, no bairro Morada de Laranjeiras, no município da Serra.

Ele foi estrangulado com o próprio cinto enquanto estava em sua cama e foi encontrado sem vida por sua ex-esposa. O resultado da investigação foi apresentado em coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde dessa segunda-feira (23), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), delegado Gianno Trindade, informou que a investigação teve início após o atendimento do local do crime pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e a partir do boletim de ocorrência, a equipe começou a coletar provas. “Nós coletamos todas as imagens de monitoramento disponíveis e identificamos um suspeito que entrou na casa por volta das 16h05 e saiu com pertences da vítima, incluindo uma mala rosa e uma televisão, por volta das 16h50. Embora tivéssemos o vídeo, não sabíamos ainda quem era o indivíduo”, explicou o delegado.

Segundo Trindade, uma denúncia anônima foi crucial para o andamento do caso. “Recebemos uma denúncia precisa sobre quem seria o autor do crime. A partir disso, representamos a prisão temporária e, por meio da inteligência, começamos a monitorá-lo. No dia 17 de julho, o suspeito foi encontrado em uma kombi antiga, onde estava pernoitando para dificultar sua localização, mas, com o trabalho de inteligência, conseguimos efetuar a prisão”, contou o delegado Gianno Trindade.

O delegado confirmou que o autor e a vítima já se conheciam. “Segundo relatos da família e a confissão do autor, eles se conheciam. Inclusive, a vítima chegou a comprar um prato de comida desse indivíduo em outra ocasião. No dia do crime, ambos se encontraram em uma praça no bairro Morada de Laranjeiras e, por volta das 16h, entraram na casa da vítima para consumir bebidas alcoólicas. A vítima, que era alcoólatra, mencionou que sua ex-esposa, moradora da casa ao lado, tinha uma quantia de R$ 5 mil e uma televisão de valor na casa dela. O autor então decidiu subtrair esses bens, e quando a vítima tentou impedir, ele a estrangulou até a morte com o próprio cinto”, relatou o delegado.

Após matar a vítima, o autor invadiu a casa da ex-esposa da vítima, de onde levou uma televisão e uma maleta contendo duas caixas de sabonete e um creme para pele. “Infelizmente, a televisão caiu e estragou durante a fuga, o que demonstra a futilidade do crime, que resultou na perda de uma vida por dois sabonetes e um creme de pele”, destacou Trindade.

O delegado também comentou sobre a tentativa do criminoso de despistar as câmeras de segurança. “Ele trocou de camisa após entrar na casa para tentar evitar o rastreamento, como podemos ver nas imagens de monitoramento. A sequência do crime foi rápida. Ele permaneceu cerca de 45 a 50 minutos na casa e, de maneira fria, saiu com os pertences como se nada tivesse acontecido”, detalhou o delegado.

“Trata-se de um indivíduo de alta periculosidade, com um histórico de crimes desde 2003. Ele tem 14 registros criminais, a maioria por crimes patrimoniais e tráfico de drogas”, enfatizou Trindade. O delegado concluiu informando que o suspeito responderá pelo crime de latrocínio, o qual prevê a maior pena no Código Penal.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ PCES)

(FT.\CRÉD.: Adriana Nascimento Amaral \\ Divulgação)