Design sem nome (6)

Serra: Iniciativas da Serra são destaques em evento sobre inovação

Evento reuniu gestores públicos interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades

Dois projetos da Prefeitura da Serra foram destaque no 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nos dias 26 e 27 de julho, em Vitória.

As iniciativas Ciampe Serra Virtual e o GeoSerra foram reconhecidas como projetos inovadores e selecionadas por utilizar a tecnologia de forma estratégica na gestão pública para melhorar a vida dos cidadãos. Para a seleção, foram considerados, ainda, outros fatores, como o impacto positivo do desenvolvimento socioeconômico das cidades e os indicadores e resultados mensuráveis.

Segundo os organizadores do congresso, o objetivo do encontro foi reunir gestores públicos interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades com adoção de novas tecnologias para fomentar o desenvolvimento. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, foi um dos palestrantes do evento e abordou o tema “Gestão de Projetos Tecnológicos no Setor Público”.

A diretora do Centro Integrado de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Ciampe), Rosilane Gripa, subiu ao palco para fazer o pitch de apresentação do Ciampe Serra Virtual. “Receber o Título de Projeto Inovador 2024 é um reconhecimento importante para a Prefeitura de Serra. Valida o projeto como um marco significativo de inovação, resultado da parceria bem-sucedida entre o município e uma startup, demonstrando que a colaboração entre setores pode gerar soluções eficientes na gestão pública”, destaca a diretora do Ciampe.

“Esses projetos realizados pela Prefeitura da Serra são exemplos concretos de como a inovação pode transformar a prestação de serviços públicos e a realidade das cidades, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi.

Saiba mais sobre os projetos vencedores

Ciampe Serra Virtual – aplicativo inovador para os microempreendedores individuais (MEIs) atuantes no município, que permite que os MEIs possam emitir boletos, enviar declarações de faturamento anual, obter o certificado CCMEI e acessar informações sobre cursos e treinamentos de forma rápida e segura.

Para quem ainda não tem CNPJ, é possível acessar o aplicativo usando apenas o CPF e assistir vídeos com informações básicas sobre a formalização. Dessa forma, o empreendedor em vias de formalização ganha tempo nesse processo. O aplicativo também oferece um Chat para tirar dúvidas com a equipe do Ciampe.

GeoSerra – o sistema apresenta diversas características do município por meio de mapas e conta com diversos filtros que, quando utilizados, irão refinar informações que são úteis para a população, empreendedores e serviço público.

Estão disponibilizados no aplicativo 30 camadas que as pessoas podem aplicar no mapa para visualizar dados como estradas, hidrografia do município, equipamentos públicos, dentre outros.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Marcos Sacramento \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)