Design sem nome (2)

Serra: Bairro Planalto Serrano apresenta redução no número de crimes

Em um ano o bairro registrou redução em homicídios e crimes contra o patrimônio

O primeiro semestre de 2024 trouxe dados positivos para a segurança pública do município da Serra. Um destaque é a redução de crimes contra o patrimônio, homicídios, apreensões de tóxicos e de armas na região de Planalto Serrano.

Com o trabalho preventivo e ostensivo da Guarda Municipal da Serra, em parceria com as demais forças de segurança, o número de crimes no bairro diminuiu consideravelmente. Somente o número de homicídios caiu  74,1% em Planalto Serrano. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), comparando o período entre julho de 2022 e junho de 2023 com o período entre julho de 2023 e maio de 2024.

“No bairro de Plano do Serrano foi feito um diagnóstico e montado de um planejamento de uma ação nos locais que a gente entende que haveria um policiamento mais específico. Então nós trabalhamos numa ação integrada com a Polícia Militar, no sentido de aumentar o policiamento preventivo. Depois nós trabalhamos a conscientização dos moradores para realizarem o acionamento da Guarda em casos necessários, e depois nós fizemos as operações”, explica o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio.

Dados

De julho de 2022 a junho de 2023 houveram no bairro cerca de 28 tentativas de homicídio. Analisando os dados de julho de 2023 a maio de 2024, esse número teve uma redução de 39,2%, com 17 ocorrências.

Já os números de homicídios, no primeiro período analisado, foi de sete. No segundo período, o número caiu para dois, uma redução de 74,1%.

O número de crimes envolvendo tóxicos caiu de 90 para 35. Uma redução de 61% no bairro. Os crimes contra patrimônio também tiveram redução, caindo de 170 para 157 – redução de 7,6%. A quantidade de armas apreendidas passou de 50 para 33 (- 61%).

“Fizemos ações específicas de crimes contra o patrimônio, atuando em eventos clandestinos. Com isso nós conseguimos fazer muitas apreensões de arma de fogo, ecomo consequência, houve também a diminuição do tráfico entorpecentes na região. Todas essas ações foram aliadas às ações preventivas do município de inclusão social”, destaca Joel Lyrio.

Centro Municipal das Juventudes

Em julho de 2023 a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), inaugurou em Planalto Serrano, Bloco A, o Centro Municipal das Juventudes (CMJ), o primeiro do tipo no estado do Espírito Santo.

O Centro Municipal das Juventudes é um espaço de vivências e convivência para os jovens da região e proporciona oportunidades de participação em atividades esportivas, artísticas e oferecer cursos para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas com idades entre 10 e 29 anos.

O espaço conta com laboratório de informática, sala de dança, área de convivência, cozinha escola e estúdio de gravação de áudio. Além disso, foram incluídos uma brinquedoteca e um parquinho infantil, pensados especialmente para atender às necessidades dos jovens pais e mães, permitindo que eles participem das atividades enquanto seus filhos se divertem.

A localização estratégica também foi considerada durante o planejamento do centro, situado em frente à Praça do Trabalhador, local frequentado diariamente pelas juventudes da região.

A equipe multidisciplinar do Centro Municipal das Juventudes é composta por articuladores, assistente social, psicólogo e educadores sociais, oferecendo suporte e orientação em suas diferentes áreas de atuação.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Mariana Santos \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Gabriel Barroso \\ Divulgação)