Saúde de Vitória recebe projeto Boas Práticas em Cardiologia do HCOR

Os dois Prontos Atendimentos (PAs) de Vitória fazem parte agora do Projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares promovido pelo Hospital do Coração (Hcor), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Por meio do Projeto, os Prontos Atendimentos (PA) da Praia do Suá e de São Pedro receberam aparelhos de eletrocardiogramas para realizar exames e repassá-los para profissionais do Hcor por meio de notebooks do Projeto. Os dados serão analisados por profissionais de cardiologia do Hospital do Coração, que retornam com diagnóstico para a equipe de Vitória em até 10 minutos. Além das videochamadas garantirem mais qualidade na comunicação entre as equipes, elas permitem teleconsultorias cardiológicas.

O Projeto Boas Práticas em Cardiologia do Hcor ainda oferta tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda (SCA), capacitando ainda mais os profissionais médicos que atuam nos PAs de Vitória.

Para a coordenadora de Enfermagem do PA de São Pedro, Elaine Henrique Sales, a aquisição das novas ferramentas contribui para qualificar e humanizar ainda mais os atendimentos aos pacientes atendidos no serviço de urgência e emergência em Vitória. “Essa tecnologia permite  identificar, de forma rápida,  um posicionamento sobre a saúde do paciente em poucos minutos, evitando maiores riscos num quadro de risco cardiovascular. Ao ser realizado o exame de forma dinâmica já e possível acessar o laudo do exame, permitindo assim mais celeridade nas condutas médicas futuras”, afirmou.

Carlos Antolini
Fachada do Pronto Atendimento da Praia do Suá
Pronto Atendimento da Praia do Suá

Entre os profissionais que já fizeram uso das novas ferramentas, o Projeto tornará os atendimentos a pacientes com sintomas cardíacos mais ágeis e assertivos. “Graças aos equipamentos e às consultorias, estamos modernizando o  diagnóstico cardíaco e agilizando exames em casos de urgência” afirma a médica que atua no PA da Praia do Suá, Penha Fabia Calazans.

Doenças cardiovasculares

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são a maior causa de morbidade e mortalidade no BR e no mundo.

O HCR é um hospital especializado em Cardiologia e por meio do Proadi-SUS implantou o Projeto em mais de 700 hospitais, UPAs e PAs em todo o Brasil.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Giovana Rebuli Santos\\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Elizabeth Nader \\ Divulgação)