Os dois Prontos Atendimentos (PAs) de Vitória fazem parte agora do Projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares promovido pelo Hospital do Coração (Hcor), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Por meio do Projeto, os Prontos Atendimentos (PA) da Praia do Suá e de São Pedro receberam aparelhos de eletrocardiogramas para realizar exames e repassá-los para profissionais do Hcor por meio de notebooks do Projeto. Os dados serão analisados por profissionais de cardiologia do Hospital do Coração, que retornam com diagnóstico para a equipe de Vitória em até 10 minutos. Além das videochamadas garantirem mais qualidade na comunicação entre as equipes, elas permitem teleconsultorias cardiológicas.
O Projeto Boas Práticas em Cardiologia do Hcor ainda oferta tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda (SCA), capacitando ainda mais os profissionais médicos que atuam nos PAs de Vitória.
Para a coordenadora de Enfermagem do PA de São Pedro, Elaine Henrique Sales, a aquisição das novas ferramentas contribui para qualificar e humanizar ainda mais os atendimentos aos pacientes atendidos no serviço de urgência e emergência em Vitória. “Essa tecnologia permite identificar, de forma rápida, um posicionamento sobre a saúde do paciente em poucos minutos, evitando maiores riscos num quadro de risco cardiovascular. Ao ser realizado o exame de forma dinâmica já e possível acessar o laudo do exame, permitindo assim mais celeridade nas condutas médicas futuras”, afirmou.
Carlos Antolini
Pronto Atendimento da Praia do Suá
Entre os profissionais que já fizeram uso das novas ferramentas, o Projeto tornará os atendimentos a pacientes com sintomas cardíacos mais ágeis e assertivos. “Graças aos equipamentos e às consultorias, estamos modernizando o diagnóstico cardíaco e agilizando exames em casos de urgência” afirma a médica que atua no PA da Praia do Suá, Penha Fabia Calazans.
Doenças cardiovasculares
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são a maior causa de morbidade e mortalidade no BR e no mundo.
O HCR é um hospital especializado em Cardiologia e por meio do Proadi-SUS implantou o Projeto em mais de 700 hospitais, UPAs e PAs em todo o Brasil.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Giovana Rebuli Santos\\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Elizabeth Nader \\ Divulgação)