Os fiscais do Procon Vitória constataram práticas abusivas em uma lanchonete do Aeroporto da capital, na manhã desta quarta-feira (17). O estabelecimento fazia a cobrança da taxa de serviço (gorjeta), que chegava a 30% do valor da conta; além de não apresentar os preços dos produtos expostos nas vitrines. O Procon lembra que o pagamento da taxa de serviço é opcional.
A empresa foi autuada e terá dez dias para recorrer. Após esse prazo, será multada. A gerente do Procon Vitória, Raquel Vionet, informou que o valor da multa ainda será calculado.
A fiscalização ocorreu em uma operação conduzida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em 34 dos principais aeroportos do país, em parceria com os Procons estaduais e municipais.
Foram verificados processos das companhias aéreas, como a informação acessível e clara aos passageiros sobre cobrança de bagagem, marcação de assentos, cobrança de multas por cancelamento e fornecimento de hospedagem e alimentação em caso de atrasos de voos.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
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