53260_10012024_900x500

​Prefeitura realiza limpeza de galerias de drenagem de ruas de Jaburuna

Em continuidade à atuação preventiva para minimizar e evitar alagamentos e enchentes no município, a Prefeitura de Vila Velha começou, nesta quarta-feira (10), o serviço de limpeza da galeria da rua Tiradentes, em Jaburuna. Medida que visa garantir o fluxo contínuo das águas da chuva das redes de drenagem até a maré.

O serviço de limpeza será realizado também nas galerias das ruas Venceslau Braz Machado e Onair Freitas, que dá vazão na prainha da Glória. O trabalho deve ser durar alguns dias. Antes, a equipe executou o serviço de limpeza das galerias das ruas Emiliana Julia da Silva e Aracati.

A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que a equipe já retirou geladeira, fogão, sofás, camas, travesseiros, pneus, bolas de futebol e até uma moto das galerias e canais durante as limpezas. Ao todo, o município possui 50 quilômetros de canais e 55 quilômetros de galerias.

Ela reforçou a importância do trabalho contínuo de desobstrução de todos os canais, galerias e rios de Vila Velha, e da conscientização da população, para que não faça o descarte irregular de móveis e lixo.

“O serviço de desassoreamento da rede de drenagem é realizado constantemente. Além das galerias, o serviço inclui a limpeza de toda a microrrede, que são as manilhas menores, que fazem a interface por dentro dos bairros. Trabalho fundamental no enfrentamento aos alagamentos. Mas é importante também o envolvimento dos moradores, que devem fazer o descarte regular do lixo”, ressaltou Menara.

Mapeamento

A secretária informou ainda que a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo implantou, de forma inédita, uma base de dados, em tempo real, com o mapeamento de todas as redes de drenagem, contendo informações de quais já foram limpas e as que precisam do serviço.

O serviço de desobstrução de galerias e de redes de manilhas já passou por vários bairros, como Alvorada, Jardim Guaranhus, Vila Batista, Ilha das Flores, Santa Inês, Ulisses Guimarães, Itapuã, Sagrada Família e Paul. O trabalho de limpeza, entretanto, é bem maior, já que todos os canais, principais pontos de desague da água pluvial em Vila Velha, e os rios Marinho e Aribiri, que cortam o município, foram limpos nesta gestão. Mais de 60 toneladas de lixo e terra foram retirados durante essas limpezas.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\Vera Ferraço)

(FT.\CRÉD.: Assessoria\\ Divulgação)