Uma manhã com serviços de limpeza e conscientização. Assim foi nesta quinta-feira (11), durante a ação Prefeitura nos Bairros, realizada em Resistência e Nova Palestina. O mutirão leva para as ruas limpeza, instalação de novas papeleiras, pintura de meio fio, pintura de poste; limpeza de bueiros, de redes de drenagem e de caixa ralo; desassoreamento de boca de rede de drenagem, operação tapa buracos e muito mais.
A Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), realizou o primeiro dia da ação, que teve pintura de meio fio, remoção de entulho, limpeza com varredeira mecanizada, limpeza do mangue, operação tapa buraco e conscientização sobre o combate à dengue.
O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini participou do início da atividade junto com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim; a Secretária de Saúde, Magda Lamborghini e servidores que atuam na limpeza da capital. A equipe contou, também, com a presença de moradores que acompanharam a ação.
Na ocasião, Pazolini falou sobre conscientização ao combate a dengue e informou que a ação vai continuar. “É uma ação que leva reflexão às pessoas. Nós já temos hoje a terceira melhor limpeza pública do Brasil, e de fato, a Prefeitura, os coletores, têm feito um trabalho extraordinário, mas nós precisamos do engajamento das sociedades. Hoje estamos dando um enfoque aqui a Dengue, a preservação da vida. Sabemos que 85 % dos focos estão nas residências. Do lado de fora, nós fazemos o nosso papel, por isso é importante a visita domiciliar, a passagem das equipes que estão conosco na limpeza pública para fazer e gerar essa conscientização coletiva. Essa ação é uma ação que vai tomando força, vai tomando tamanho. Hoje aqui em Resistência, daqui a pouco, em Nova Palestina, tomando a grade de São Pedro e vamos chegando a outras regiões”, destacou.
O secretário Leonardo Amorim ressaltou a importância e necessidade dos serviços realizados: “Essa ação começa hoje! O projeto ‘Prefeitura nos Bairros’ tende a aumentar cada vez mais, porque a intenção é trazermos mais serviços para as comunidades. Atender a demanda, estar junto com os moradores, dialogando, ir de casa em casa, vendo os problemas pontuais. Uma coisa importante que vale lembrar é que Vitória é o único município que está fazendo o dever de casa de prevenção à possível problemática. Aqui temos a Central de Serviços junto com a Secretaria de Saúde em uma parceria que está dando certo e vai ter continuidade. Vamos trazer mais secretarias para termos mais serviços. Hoje contamos com limpeza de toda a área do mangue, todas as ruas, todos os bueiros vão ser limpos e também tapa-buraco”, disse.
Leonardo pontuou que haverá instalações de novas papeleiras nos bairros, com objetivo de reduzir o acúmulo de lixo nas ruas e evitar formação de poças de água, que favorecem a formação de focos da dengue. “Estamos mais próximos da comunidade! Só hoje realizamos a instalação de 100 novas papeleiras, 50 no bairro Resistência e 50 em Nova Palestina para que as pessoas também possam entender o descarte correto dos resíduos. Isso traz segurança para as pessoas e limpeza para o bairro, então esse é o objetivo. Isso é a Prefeitura presente com cada vez mais serviços porque esse é o nosso trabalho e é assim que nós fazemos sobre a liderança do prefeito Lorenzo Pazolini”, disse.
A Secretária de Saúde de Vitória, Magda também falou da importância de participar da atividade.
“Isso aqui é um trabalho intenso, tenso e diário. Então a gente agradece por todo esse apoio. Nós sabemos que 80% dos criadouros da dengue estão dentro dos domicílios. Por isso que a gente faz questão de estar nesses eventos para esclarecer isso para a nossa população e trazer o conhecimento”.
Moradora do bairro Resistência, Priscila Ataide, de 40 anos, está feliz com o movimento. Ela pede ainda a colaboração da vizinhança para manter o bairro limpo.
“Eu moro a minha vida toda aqui de frente para o mangue. A gente já acompanha alguns trabalhos da prefeitura principalmente com limpeza e saúde. Mas ver essa ação de hoje me deixa muito contente. Vi vários coletores ali no mangue, vi que colocaram novas lixeiras, pintaram o meio fim. Minha tristeza é ver outras pessoas vandalizando depois de todo um trabalho. Então meu pedido é que os vizinhos tenham mais consciência e cuidem do lugar que nós moramos”, pediu.
Em breve a Central informará o próximo bairro a receber os serviços.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Esthefany Mesquita)
(FT.\CRÉD.: Marcos Salles \\ Divulgação)