A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou na última sexta (16) mais uma eliminação de documentos, resultando no descarte de 523 caixas de arquivo, que acondicionavam aproximadamente 12.209 processos e dossiês judiciais, já sem valor administrativo para o município. Foi a sexta eliminação, de acordo com o secretário de Administração, Rodrigo Magnago. Foram liberados 67,28 metros lineares somando mais de 1.950 kg de papel.
Graças à aprovação da Tabela de Temporalidade feita na atual gestão, segundo o secretário, somada ao esforço da Coordenação de Arquivo, que vem desenvolvendo, está sendo possível novamente descartar documentos que já cumpriram a sua função, não apresentam valor histórico ou funcional e, portanto, tornaram-se inúteis para os fins aos quais foram criados.
Vale lembrar que a primeira eliminação institucional foi realizada em junho de 2021 e resultou na destruição de 1.521 caixas de documentos, que também já haviam esgotado seu valor administrativo, legal ou fiscal, não possuindo mais valor histórico.
Desta forma, cada vez mais haverá desocupação de espaços que poderão ser utilizados para melhor acomodar os servidores e munícipes. O material descartado é triturado.
Veja abaixo a estatística de eliminação somente desse ano de 2022:
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom PMVVl \\ Paulo Borges)
(FT.\CRÉD.: AssCom PMVVl \\ Divulgação)