Um evento pra lá de especial transformará o pátio do centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão, em um ambiente mágico, repleto de livros e histórias encantadoras. O projeto “Pé de Livro”, idealizado por profissionais do Cmei, ocorrerá na próxima sexta-feira (10), em dois horário: às 7h e às 13h.
Inspirado nos muitos pés de manga existentes no pátio da unidade de ensino, onde cestinhas com livros infantis são penduradas, o projeto envolve dramatizações, contação de histórias e momentos musicais, com professores tocando violão e cantando junto com as crianças. Após esse início envolvente, os pequenos leitores são liberados para explorar livros de sua escolha.
Os profissionais do Cmei trabalham incansavelmente para tornar o evento ainda mais memorável. Com o passar do tempo, o pátio foi sendo ambientado com esteiras, tapetes, almofadas e tecidos coloridos que enchem o ambiente de vida.
O tempo passa e o projeto continua a evoluir, graças ao apoio da diretora da unidade de ensino, Maria da Penha Coelho dos Santos, e de toda a equipe escolar, que estimula e contribui com a organização do evento, que é sempre muito bem avaliado pela comunidade escolar e esperado por todos.
Mas, uma mudança significativa aconteceu quando o projeto se abriu para a participação das famílias. Ele foi reprogramado para o horário de entrada das crianças, tornando mais fácil para os pais e os responsáveis chegarem, se sentarem e também viajarem pelo mundo da fantasia e da imaginação.
O “Pé de Livro” não é apenas um evento ocasional, mas sim uma ação pedagógica realizada em datas específicas agendadas no cronograma anual. Famílias, crianças e funcionários se reúnem debaixo da mangueira do Cmei para compartilhar histórias, com o próprio “Pé de Livro” atuando como mediador de leitura e fortalecendo os laços afetivos entre família e escola.
“É muito importante iniciar a leitura desde cedo e incentivar as famílias a perceberem que o conhecimento é o melhor presente que podem oferecer aos seus filhos, sendo a leitura a ferramenta principal desse aprendizado”, destaca a diretora da unidade de ensino, Maria da Penha Coelho dos Santos.
“Os objetivos do projeto são amplos, vão desde proporcionar um ambiente agradável para a leitura, promover ações integradas entre profissionais, famílias e crianças, até enriquecer o conhecimento infantil e valorizar a importância dos livros para a expansão do mundo imaginário”, conta a diretora.
Atualmente, nove grupos com aproximadamente 25 crianças, por sala de aula, em cada turno escolar, participam do projeto que encanta crianças e famílias. O “Pé de Livro” é uma celebração da leitura, da imaginação e do aprendizado que une toda a comunidade escolar em torno do amor pelos livros e pela Educação Infantil.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação )
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação )