vix

Nova sede da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes já está em fase de acabamento

Falta pouco para que a comunidade escolar de São Benedito receba a entrega da tão sonhada nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes. As obras já entraram na fase de acabamento, atingindo a marca de 60% das intervenções concluídas. Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, e do secretário de Obras, Gustavo Perin, realizaram uma visita técnica para acompanhar de perto o andamento das obras.

O novo prédio da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito, ofertará o atendimento educacional em tempo integral, com um espaço amplo e moderno, contando com oito salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva, biblioteca, entre outros espaços. A construção foi contratada por R$10.486.000,00 com prazo de conclusão das obras de 720 dias. A escola atende hoje a 172 estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A nova sede da Emef Paulo Roberto materializa um sonho de décadas da comunidade de São Benedito. Estamos com as obras avançadas, e iniciaremos o próximo ano letivo já recebendo a comunidade na nova sede, que também será em tempo integral. Nos emociona ao realizar essa visita, receber o acolhimento da comunidade escolar, ver o sorriso, as lágrimas de cada um de vocês. Eu saio daqui hoje fortalecido, com a certeza que vale a pena investir no posso povo, e que Vitória é a cidade com a melhor educação”, disse o prefeito.

Toda a unidade de ensino foi projetada respeitando as normas de acessibilidade com rampas, banheiros acessíveis em todos os pavimentos, bebedouros acessíveis, portas com largura mínima de 80cm, localização de piso tátil nos desníveis, dentre outros. A acessibilidade do prédio está garantida através de rampas entre a calçada/rua e o pavimento térreo e por elevador aos demais pavimentos. Possui ainda três escadas de acesso, sendo uma central principal e uma em cada extremidade do prédio.

“Temos acompanhado essa obra de perto, e todos os desafios que surgiram com ela. É gratificante saber que agora a comunidade escolar terá uma estrutura digna e moderna, da forma que os estudantes merecem. Essa é uma obra emblemática para a cidade, e tenho certeza que fará a diferença na vida dessa comunidade. Teremos aqui uma escola em tempo integral, que atenderá do 1º ao 9º ano”, destacou a secretária Juliana.

Foto: Marcos Salles

O primeiro pavimento, com 840,07m² abriga a secretaria, arquivo, direção, salas diversas, cozinha, refeitório e banheiros. No segundo pavimento, com 812,33m², serão construídas salas de aula, biblioteca, coordenação e banheiros. No terceiro pavimento, além das salas de aula serão construídas a coordenação, mini-auditório/sala de vídeo, banheiros, quadra poliesportiva e vestiários.

“É sempre importante receber a comunidade para visitarem e verem com os próprios olhos o andamento da construção da nova sede. É com muita alegria que chegamos a marca de mais de 60% das obras concluídas, com ritmo acelerado, o que foi possível através de muito esforço, dedicação e transparência com a comunidade escolar. Estamos fazendo o melhor possível para entregar uma estrutura de excelência para os estudantes”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Reestruturação física da rede municipal

O investimento foi viabilizado por meio do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão municipal. Todas as unidades de ensino já receberam intervenções e melhorias, além de sete novas sedes de escolas que estão sendo construídas no momento:

  • Cmei TI Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro
  • Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito
  • Emef São Vicente de Paulo, no bairro Moscoso
  • Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no bairro Romão
  • Cmei Geisla da Cruz Militão, em São José
  • Emef Ronaldo Soares, em Resistência
  • Cmei Sebastião Perovano, em Jabour

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Luis Oliveira)

(FT.\CRÉD.: Marcos Salles \\ Divulgação)