Fazer uso de medicamentos vencidos é prejudicial à saúde. Mas uma dúvida comum é sobre a forma correta de descarte dos remédios que estão fora de validade. Em Vila Velha, eles devem ser entregues nas Unidades de Saúde, porém apenas aqueles ofertados pelo próprio município. Os medicamentos vencidos que não foram fornecidos pelo município devem ser entregues diretamente na farmácia onde o mesmo foi comprado.
Após a entrega dos medicamentos vencidos nas Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos encaminha todo o resíduo coletado para a empresa terceirizada responsável pelo descarte adequado, de forma que não cause impacto negativo ao meio ambiente ou até mesmo para as pessoas.
Aliny Calhau, coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, reforça que é importante a participação da população para que ocorra o descarte correto dos medicamentos vencidos. “Basta chegar na Unidade de Saúde e fazer a entrega, em um processo rápido e sem burocracia”, afirma. A especialista orienta ainda que nunca se jogue esses remédios no lixo doméstico ou em pias e vasos sanitários.
Descarte de agulhas
Também devem ser entregues nas Unidades de Saúde as agulhas, lancetas, fitas reagentes e frascos de insulina usados no tratamento de diabetes. A orientação é que as mesmas sejam acomodadas em recipientes rígidos e com abertura larga.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Márcia Almeida \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)