Design sem nome

Guarda de Vitória prende suspeito de furtar padaria na Praia do Canto

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) deteve um homem, de 37 anos, flagrado por câmeras furtando uma padaria, no início da manhã de segunda-feira (20), na Praia do Canto, em Vitória.

Nas imagens cedidas pelo proprietário do estabelecimento, o suspeito aparece arrombando a porta de vidro, sempre observando se alguém está passando em frente ao local. Após conseguir entrar na padaria, ele mexe no caixa e no armário, de onde consegue tirar R$ 800 em dinheiro, um computador e um celular.

Durante a abordagem, o indivíduo foi apontado pelo proprietário como autor do crime e, inclusive, usava as mesmas roupas que aparecem nas imagens. Guardas da Equipe de 12 horas informaram que nada de ilícito foi encontrado com o autor, porém, durante entrevista sobre dados do conduzido, ele afirmou que é usuário de entorpecentes e negou ter realizado o furto.

O suspeito já foi detido outras vezes por furto a residência e danos ao patrimônio. A equipe da Guarda de Vitória conduziu o suspeito até a Delegacia Regional de Vitória para que fossem realizadas as devidas averiguações.

Queda

Casos como este na Praia do Canto tem sido raros. Os crimes contra pontos de comércios reduziram 25% em 2024, na Capital. É a maior queda da Grande Vitória.

O dado mostra que de janeiro a abril do ano passado, foram 311 registros de delitos contra lojas e demais estabelecimentos. Já no mesmo período deste ano, o número passou para 231, colocando a cidade no topo entre as cidades da Grande Vitória com maior queda.

“É a materialização de uma combinação de esforços entre as forças de segurança, encabeçados pela Guarda Civil Municipal de Vitória, que está se consolidando como uma referência em segurança pública na Grande Vitória. Desde o início da gestão, temos investido em tecnologia e capacitação dos nossos agentes, além de planejamento estratégico”, descreve Amarílio Boni, Secretário de Segurança Urbana de Vitória.

Os dados são do Painel de Crimes Contra o Patrimônio e apontam, ainda, que as cidades de Serra e Cariacica também tiveram menos delitos como estes, 2% e 4% respectivamente. O município canela-verde, no entanto, foi o único que teve aumento, 18% a mais de registros de roubos a comércios.

Ferramentas

A implantação de tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade e sistemas de monitoramento inteligente, tem ampliado a capacidade de atuação da Guarda de Vitória.

Na cidade, são mais de 900 câmeras ligadas 24 horas a serviço da Guarda de Vitória, monitorando o fluxo de veículos das principais vias e permitindo que sejam os ‘olhos da Guarda de Vitória’ antes das equipes do patrulhamento chegar.

Outra aposta foi o SOS COMÉRCIO, um aplicativo que está sendo utilizado por lojistas cadastrados e que permite o acionamento rápido da Guarda de Vitória e acesso às câmeras da loja (somente após o botão ser apertado). Desde sua implantação, em outubro de 2023, nenhum comerciante precisou acionar o aplicativo. A popularização da ferramenta deve acontecer a partir dos acionamentos para que sejam feitas as adaptações necessárias.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Glacieri Carraretto \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Jansen Dias Lube \\ Divulgação)