Design sem nome (2)

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa no próximo dia 27

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem início na próxima segunda-feira (27) e segue até o dia 14 de junho. O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus, empreender esforços para erradicação da poliomielite, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar a cobertura vacinal, uma vez que o País é classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem. Ainda existem dois países endêmicos para a doença, Paquistão e Afeganistão, que já registraram agora em 2024, 13 casos de poliomielite.

“Essa campanha é uma grande oportunidade dos pais e responsáveis levar as crianças menores de cinco anos a uma sala de vacina mais próxima de sua residência para reforçar a proteção contra a poliomielite”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comerio.

No município de Vitória, a vacina estará disponível em 28 salas de vacinas. A expectativa é vacinar um total de 14.658 crianças. As crianças de um ano a menores de 5 anos de idade deverão receber a vacina de forma indiscriminada com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses da vacina inativa contra poliomielite (VIP). Já as crianças menores de 1 ano, de acordo com avaliação da situação vacinal.

A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE:  Jucilene Borges \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Leonardo Silveira \\ Divulgação)