Os armazéns do Centro de Vitória estão passando por uma fase de reforma, que faz parte da revitalização da região e preservação a cultura histórica da cidade. Iniciadas em agosto deste ano, as obras abrangem várias etapas, incluindo melhorias estruturais, resolução de problemas de infiltrações e renovação geral.
A reforma ocorre nos prédios dos cinco armazéns da Vports, o novo Porto de Vitória. A expectativa é que seja concluída até maio de 2024. Enquanto as obras estão em andamento, a equipe responsável pelo edifício conduz estudos para determinar os usos futuros dos espaços.
Com o objetivo de atender melhor a sociedade, o projeto feito pela Vports prevê a revitalização desses símbolos de história para os capixabas, estreitando a relação porto-cidade.
“Desde 2021 nós temos feito o processo de ressignificação do Centro de Vitória, que passa pelo Mucane (Museu Capixaba do Negro), pelo Mercado da Capixaba e pela Casa Porto. Isso tudo traz a volta de investimentos para o Centro. Agora nós temos a união dos poderes públicos com a iniciativa privada e é um momento muito importante, porque essa sinergia traz bons resultados para o capixaba”, comentou Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
O Cais de Vitória conecta o porto com a cidade e preserva a história desse patrimônio centenário. A estrutura conta com quatro berços e cinco armazéns. Localizados em um ponto histórico da cidade, esses armazéns há muito tempo não eram reformados. Agora, com a reforma em andamento, a restauração de fachadas antigas e a modernização das infraestruturas também serão feitas.
“Alcançamos um progresso superior a 20% na obra de reforma dos Armazéns do Centro de Vitória, que representa um elo de conexão na relação porto-cidade. O conjunto dos cinco armazéns tem uma relevância social e histórica significativa para a comunidade de Vitória. A revitalização dessa estrutura é emblemática em diversos aspectos e demonstra nosso compromisso com a sociedade. O projeto representa uma das prioridades em nossa gestão privada, sendo apenas um dos muitos que estão por vir. Todos os nossos esforços estão dedicados a promover o desenvolvimento econômico com respeito, segurança e eficiência, pilares fundamentais para a Vports”, disse o Gerente de Projetos e Tecnologia da Vports, Anderson Polido.
A reforma é um dos exemplos de como é possível fazer a preservação do patrimônio histórico cultural e ainda assim, colaborar com o desenvolvimento urbano.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)